All Perfect
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 203 em Dom 11 Abr - 4:00:26

Capítulo 2 - Conhecendo as ferramentas do Photoshop(PS)

Ir para baixo

Capítulo 2 - Conhecendo as ferramentas do Photoshop(PS) Empty Capítulo 2 - Conhecendo as ferramentas do Photoshop(PS)

Mensagem por Hashirama Sáb 26 Nov - 22:10:33

Capítulo 2 - Conhecendo as ferramentas do Photoshop


Neste capítulo vamos aprender um pouco mais sobre as ferramentas principais do Photoshop. Essas ferramentas ficam numa paleta localizada geralmente do lado esquedo da tela. Por hora, apenas saberemos um pouco mais sobre essas ferramentas, deixando a prática para outro capítulo.

Ferramenta Mover (Move tool)
Como o próprio nome já diz, serve para mover objetos na tela. Para mover um objeto, selecione esta ferramenta clicando sobre ela na paleta e então clique e segure o botão do mouse em cima do objeto que você quiser mover. Então movimente o mouse e veja como a figura se mexe.

Ferramenta Selecionar (Select tool)
Selecionar objetos de acordo com a forma da ferramenta. Clicando e segurando o mouse por cima desta ferramenta um pequeno menu aparece, mostrando os tipo de seleção que podem ser feitos com essa ferramenta. Seleção quadrada/retangular; seleção circular/elípica; seleção de linha hotizontal e seleção de coluna vertical.

Ferramenta Laço (Lasso tool)
Outra ferramenta de seleção, só que mais precisa. Esta ferramenta se desdobra em três, cada uma com uma função diferente.
-Laço (Lasso tool): seleciona através de desenhos à mão livre. Com a ferramenta ativa, clique e segure o botão do mouse enquanto arrasta a ferramenta em volta do objeto, como se fosse um desenho.
-Laço Poligonal (Polygonal lasso): faz a mesma coisa que a ferramenta anterior, só que permite apenas a criação de linhas retas, não permitindo curvas ou elipses. Indicada para figuras geométricas com excessão das figuras circulares.
-Laço Magnético (Magnetic lasso): esta ferramenta cria uma seleção semi-automática. Depois do primeiro clique, ao mover o mouse, a seleção automaticamente vai se ajustando aos contornos da imagem.

Ferramenta Varinha Mágica (Magic Wand tool)
Esta ferramenta de seleção usa como base as cores. Para usar, basta clicar sobre a área desejada.
-Seleção rápida (Quick selection): seleciona áreas de mesma cor rapidamente, sem distinguir diferenças de tonalidades.
-Varinha mágica (Magic wand): seleciona áreas de mesma cor e tom. Tons diferentes e contrastes diferentes não serão selecionados, a menos que incluídos pela seleção.

Ferramenta Corte demarcado (Crop tool)
Serve para cortar partes de uma imagem, através de uma seleção feita na hora do corte. Clique, segure e arraste o mouse para selecionar a imagem. Ao soltar o botão a imagem irá ser cortada e aberta em um novo documento.

Ferramenta Pincel (Brush tool)
Desenha efeitos simples, traçados e imagens prontas, criadas pelo programa ou por outras pessoas, geralmente encontrados em sites de design. É possível adicionar pincéis a qualquer momento, desde que se tenha o arquivo de pincel da Adobe (R), com a extensão *.abr.
A ferramenta lápis (pencil) dentro da ferramenta pincel desenha imagens da mesma forma que o pincel, só que de forma mais rústica e não-profissional.

Ferramenta Carimbo (Clone Stamp tool)
Esta ferramenta retira um molde de determinada área e cobre outra com esta parte, eliminando interferências da imagem. Por exemplo, eum rosto com espinha: com a tecla ALT pressionada, clique sobre uma área próxima da lesão onde tenha uma pele limpa. Depois solte a tecla ALT e "pinte" a espinha com a ferramenta. E pronto, a espinha desaparece, sendo coberta pela própria pele da pessoa.

Ferramenta Borracha (Eraser)
Serve para apagar partes ou até mesmo o documento inteiro. Se divide em três: A borracha comum apaga por onde você desliza o mouse, mantendo a tecla de seleção pressionada. A borracha de plano de fundo (segunda opção) elimina o fundo de uma imagem, determinado por cores ou amostras de padrões de cores. E a borracha mágica apaga trechos de mesma cor automaticamente, mas as vezes deixa um aspecto serrilhado.


Ferramenta Balde de Tinta (Painting)
Use esta ferramenta para pintar partes da composição ou até mesmo a camada toda. Com a variação de preencher com cores em degradê, esta ferramenta é muito utilizada, principalmente na concepção de renders e colorizações digitais.


Ferramenta Nitidez (Sharpen)
Os três atributos dessa ferramenta são muito usados. Primeiro a ferramenta Desfoque (blur) deixa um aspecto embaçado na imagem, depois a ferramenta Nitidez (sharpen) deixa as linhas e cores da imagem mais nítidas e por fim a ferramenta Borrar (smudge) funciona como um "dedo" borrando partes do trabalho. Lembre-se de usar essa ferramenta com cuidado, para não poluir a arte final.


Ferramenta Caneta (Pen tool)
Após a popularização do estilo de lineart, a caneta deixou de ser apenas uma ferramenta de seleção e passou a servir de guia para traçados e efeitos diversos. Basicamente, os pontos criados pela ferramenta são interligados e depois podem ser traçados ou sevir de base para seleção.


Ferramenta Formas (Shapes)
Quadrados, retângulos, círculos, elipses e afins. Esta ferramenta cria formas geométricas e personalizadas com facilidade e rapidez. Basta clicar e arrastar para formar a imagem.


Ferramenta Texto (Text)
Tipografia é essencial num trabalho de design. A ferramenta texto permite adicionar textos à suas criações, através de linhas comuns ou caixas de texto. E você ainda conta com recurso de alinhamento e espaçamento entre as linhas.


Ferramenta Conta-gotas
Quer usar uma cor e não sabe o código? Use o conta-gotas. Ele irá capturar a cor automáticamente ao clicar sobre a imagem e deixá-la pronta para ser usada.


Ferramenta Zoom
Sua visão é limitada? A tela está pequena? Sem problemas. Use o zoom. Basta selecionar a ferramenta e clciar sobre a área a ser aumentada. Voilá!
Hashirama
Hashirama
Administrador Geral Hashirama
Administrador Geral Hashirama

Data de inscrição : 25/11/2011
Mensagens : 170
Sexo : Masculino
Idade : 30
Respeito às Regras : Nenhum desrespeito às regras. Membro com comportamento exemplar!

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos